OS PAIS AO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


SERVIÇO DE REFEIÇÕES ESCOLARES

07-10-2013 22:47

Não é prática da APEAVES solicitar esclarecimentos às entidades responsáveis pela gestão do Serviço Público de Educação, sem que tenha motivos para o fazer. É verdade que nem sempre expomos os assuntos do modo que mais agrada a essas entidades. Mas, o respeito que temos pela nossa identidade e por todos aqueles que representamos, impõe-nos que não deixaremos de exigir (com palavras mais ou menos agradáveis) que nos sejam reconhecidos os nossos direitos, entre os quais, o direito a ser esclarecidos sobre o curso do Serviço Público de Educação, não deixando de exigir que o mesmo seja prestado com qualidade e que a gestão tenha sempre como primordial objetivo o bem-estar dos nossos filhos e educandos. E, a este respeito, destacamos o excelente trabalho da Sra. Diretora do AEJICS e da sua equipa, que no exercício das suas funções tem demonstrado uma grande preocupação com o bem-estar dos nossos filhos e educandos.

É com este espírito que a APEAVES tem estado atenta ao serviço de refeições que é prestado aos nossos filhos e educandos, em especial no Pré-Escolar e 1º Ciclo, não só porque enquanto pagadores desse serviço, os Pais e Encarregados de Educação devem exigir que o mesmo seja prestado com elevados padrões de qualidade, mas acima de tudo porque o serviço de refeições tem um impacto decisivo no bem-estar, na saúde e na aprendizagem dos nossos filhos e educandos durante o período letivo. 

Foi com esse espírito e com esse grau de exigência para com quem está legalmente obrigado a gerir o serviço de refeições escolares nestes ciclos de ensino, e a exigir junto da entidade contratada um serviço de qualidade, que a APEAVES tem vindo a trocar alguns emails com a Autarquia a este respeito – troca essa que agora torna pública, simplesmente para informação de todos os Pais e Encarregados de Educação que dela entendam tomar conhecimento.

COMUNICAÇÃO DA APEAVES À AUTARQUIA REMETIDA EM 26/09/2013

Exmos. Srs., Vem a APEAVES por este meio trazer junto de Vssas. Excas. alguns problemas que lhe têm sido colocados por diversos Pais e Encarregados de Educação.

SERVIÇO DE TRANSPORTES - Começamos por agradecer desde já o esforço de Vssas. Excas. no reforço do autocarro das 07:30, que faz o transporte dos alunos no trajeto entre Serreira e Sobral, esperando que este reforço seja uma realidade durante o Ano Letivo, a bem das nossas crianças. Registamos, no entanto, que o problema que Vssas. Excas. resolveram às 07:30 tem sido repetido à tarde, no regresso das aulas, com os autocarros das 13:35 e das 17:00 a fazerem o seu percurso lotados e com crianças em pé. Existe ainda uma situaçao com alguns alunos de Almargem que, num determinado dia da semana entram na Escola-Sede do Agrupamento às 13:30 e que são obrigados a vir para a escola às 08:30 devido à falta de transportes em horário compatível com o seu horário. Não se tratando de uma situação tão grave quanto a anterior, seria importante assegurar a estes alunos um serviço de transporte adequado às suas reais necessidades.  

ALIMENTAÇÃO - No CES o refeitório está a funcionar com 3 pessoas na cozinha colocadas pela SOLNAVE (1 cozinheira + 1 ajudante para empratar + 1 ajudante para o refeitório). A confirmar-se a existência de apenas uma pessoa para ajudar as crianças, a situação assume contornos preocupantes, tendo em conta que temos 3 turmas de pré-escolar. A este respeito solicitamos respeitosamente a Vssas. Excas. um esclarecimento quanto ao número de funcionários que acompanham as nossas crianças nos restantes refeitórios (EB1 de Sobral e Santo Quintino, JI/EB1 de Almargem e JI de Pontes de Monfalim). Reiteramos ainda a solicitação feita a Vssas. Excas. no final do nosso email de 16/09/2013, relativamente ao envio do Carderno de Encargos que regula o serviço prestado pela empresa SOLNAVE nos refeitórios do nosso Agrupamento. A APEAVES disponibiliza-se desde já para apoiar a Autarquia nas diligências que esta pondere fazer junto do adjudicatário do serviço de refeições, no sentido de o obrigar ao estrito cumprimento do Caderno de Encargos, a bem da alimentação das crianças.

EDIFÍCIOS - Na EB1 de Pêro Negro as obras foram iniciadas, mas aparentemente não foram concluídas – pelo menos no logradouro, onde se constata a existência de uma caleira em meia-cana para encaminhamento das águas pluviais, que termina num buraco que pode pôr em risco a segurança das nossas crianças. Relativamente ao CES, perguntamos se Vssas. Excas. têm alguma previsão quanto à data da instalação das palas sombreadoras e se a EDP já reagiu ao pedido de parecer que Vssas Excas. remeteram relativamente à existência do poste de média tensão junto à vedação deste estabelecimento de ensino.

COMUNICAÇÃO DA APEAVES REMETIDA A 03/10/2013

Exmos. Srs., Não tendo obtido, até à presente data um esclarecimento da parte de Vssas. Excas. em relação aos problemas abaixo relatados, remetemos novamente o presente email, esperando que o mesmo tenha o melhor acolhimento, tendo em conta que os referidos problemas influenciam a saúde e a segurança dos nossos filhos e educandos. Aguardaremos uma resposta de Vssas. Excas, na esperança que estejam a envidar esforços com vista á resolução destes problemas, e reiterando a nossa disponibilidade para apoiar a Autarquia nas diligências que esta pondere fazer junto das diversas entidades com vista à resolução destes problemas.

COMUNICAÇÃO DA APEAVES À AUTARQUIA REMETIDA EM A 04/10/2013

Exmos. Srs., Fomos hoje recebedores da reclamação abaixo (remetida por um Encarregado de Educação do nosso Agrupamento) a dar conta de problemas graves com o serviço de refeições.

Boa tarde,

Gostaria de solicitar a vossa ajuda para resolver um problema comum a todos os pais : o medíocre serviço de refeições na EB1 de Sobral de Monte Agraço.

Qualquer pai ou mãe fica transtornado quando ouve as palavras “Passar fome” ou  “comida vêm fria” ....

Além das refeições serem servidas frias a nunca que vêm quente é a sopa , as porções por aluno são mínimas (para certos alunos)!

Os alunos queixam-se da pouca quantidade e da má qualidade : “a comida não é lá muito boa” é a resposta da minha filha!

A minha filha queixa se que a comida vêm fria.....e ás vezes não é boa!

Poderia mos começar a resolver este problema começando pela qualidade da comida.

 1.       Qualidade / Sabor das refeições: Porquê que as refeições do 2º Ciclo têm melhor paladar do que aquilo que é servido na EB1? Ouço falar bem da comida do Secundário mas os mais pequenos não têm essa sorte,porquê??

2.       Refeições servidas frias: Porque razão são servidos pratos frios?  Porquê que isto acontece?

 3.       Porções minúsculas por aluno: Pois, provavelmente a resposta será “evitar desperdício”. No entanto, dentro da escola ninguém se preocupa sobre o facto das crianças não almoçarem como deve de ser? Elas não fazem greve de fome simplesmente não comem porque A COMIDA NÃO É BOA! Penso que deveremos começar a resolver estes problemas pela questão da qualidade.

Espero sinceramente contar com a vossa ajuda para a resolução deste eterno problema.

Infelismente não é esta a única reclamação que recebemos relativamente ao serviço prestado pela empresa SOLNAVE – alunos impedidos de repetir o prato por falta de comida, sopa muito aguada, peixe com mau aspeto e sabor fora do normal, falta de acompanhamento de crianças do Pré-escolar que precisam de ajuda para se alimentarem – são algumas das muitas falhas que são apontadas ao serviço prestado por esta empresa. Aliando a tudo isto uma queixa feita à ACT no Ano Letivo transato (que viria a resultar numa ação inspetiva no CES), permite-nos concluir que a SOLNAVE já não reune as condições mínimas para continuar a fornecer as refeições nas nossas escolas. Por isso, vemos com bastante preocupação repetir-se um cenário de um passado recente, em que a Autarquia, por ter ignorado os avisos da APEAVES, permitiu a degradação do serviço ao ponto de ter de rescindir o contrato com a GERTAL, com os resultados que todos conhecemos.  A APEAVES não procura nem deseja o conflito, mas a manter-se o caráter recorrente destas reclamações e a progressiva degradação a que o serviço de refeições escolares chegou, aliados à ausência de resposta aos pedidos de esclarecimento feitos por esta Associação (na tentativa de contatar numa primeira instância a entidade que tem competência direta sobre o serviço, dando-lhe a oportunidade prestar as necessárias informações quanto ao curso do mesmo), ver-se-à esta Associação obrigada a tomar as medidas que entenda serem as mais adequadas para assegurar um serviço de alimentação com a qualidade que nossas crianças merecem. Relativamente à documentação reiteradamente solicitada, enviaremos a Vssas. Excas. um pedido formal para cedência do Caderno de Encargos, por entendermos que temos o direito de saber qual a regulamentação do serviço de refeições que envolve os nossos filhos e educandos.

RESPOSTA DA AUTARQUIA REMETIDA A 04/10/2013

Ex.mo Senhor, Acusamos a receção do V/ mail infra, o qual mereceu a nossa melhor atenção e que, desde já, agradecemos.

 Como é do V/ conhecimento, a Câmara Municipal, através dos seus serviços de Educação, promove de forma contínua e diária uma fiscalização ao cumprimento do contrato outorgado para fornecimento de refeições. Neste constante acompanhamento da execução contratual, a colaboração dos encarregados de educação revela-se de crucial importância.

 Assim, podemos informar que o Município já fez fará chegar à direção desta empresa as situações reportadas no V/ mail, para que sejam adotadas as soluções que se mostrem convenientes.

 Mais se informa que se encontra agendada para o inicio da próxima semana uma reunião com a SOLNAVE, aguardando-se que no decurso da mesma nos sejam comunicadas quais as medidas que serão adotadas, sendo certo que, oportunamente, V/ daremos conhecimento do resultado desta reunião.

RESPOSTA DA APEAVES REMETIDA A 04/10/2013

Exmos. Srs., Registamos e agradecemos a resposta que Vssas. Excas. a qual, embora tenha um cunho politicamente correto, recebemos com bastante perplexidade. Não queremos de modo algum encetar qualquer espécie de conflito com Vssas. Excas. e deixamos desde já muito claro que a nossa permanente atenção à gestão que a Autarquia faz da educação no nosso Agrupamento não acontece porque disso dependa o nosso posto de trabalho ou a nossa projeção política. Mas compreenderão Vssas. Excas. que o serviço por vós prestado, designadamente ao nível das refeições, tem um forte impacto na saúde e no bem estar dos nossos filhos e educandos e daí a nossa preocupação. Quando analisámos as palavras que Vssas. Excas. escreveram e as enquadrámos na gestão do serviço de refeições escolares e no estado a que o serviço chegou, existem desde logo paradoxos que, com o devido respeito, passaremos a expôr:

1.      Não compreendemos, por exemplo, como é que é possível que Vssas. Excas. afirmem promover “de forma contínua e diária uma fiscalização ao cumprimento do contrato outorgado para fornecimento de refeições”, e não se tenham dado conta do estado degradante a que chegou o serviço de refeições escolares que Vssas. Excas. gerem neste Agrupamento.

2.      Também não compreendemos como é que Vssas. Excas. conseguem atribuir “crucial importância” à “colaboração dos encarregados de educação” no serviço de refeições, quando promoveram um Regulamento de Gestão de Refeitórios que condiciona as visitas dos membros da APEAVES a estes espaços, a um aviso prévio de 3 dias e lhes limita as visitas a dois refeitórios por mês.

3.      Não compreendemos ainda a “crucial importância” que Vssas. Excas atribuem à “colaboração dos encarregados de educação” no serviço de refeições quando, perante um quadro tão degradante, conseguem convocar a empresa adjudicatária para uma reunião a decorrer sem a presença da APEAVES - entidade que representa precisamente os Encarregados de Educação.

Com o devido respeito, apenas nos permitimos concluir que a “crucial importância” que Vssas. Excas. atribuem à “colaboração dos encarregados de educação” se resume ao pagamento das refeições e pouco mais. Terminamos informando que a resposta que Vssas. Excas. se dignaram remeter-nos, além de não colher a nossa concordância nem satisfação, nos deixa profundamente preocupados com os contornos que este processo está a tomar, fazendo-nos lembrar uma situação em tudo idêntica, ocorrida num passado recente e que deveria merecer a detida atenção Vssas. Excas.

 

Aguardaremos por parte da Autarquia, tal como esta prometeu, o resultado da reunião com a empresa de Catering.

Um bem haja a todos.

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