OS PAIS AO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


APEAVES REUNE COM DIREÇÃO DO AGRUPAMENTO

14-12-2014 02:28

A APEAVES reuniu no passado dia 25/11/2014 com a Direção do Agrupamento de Escolas com o objetivo de transmitir os diversos problemas colocados por muitos Pais e Encarregados de Educação, e obter respostas quanto à atuação do Agrupamento com vista à resolução dos mesmos:

·         - Colocação dos Professores. Um problema nacional que também afetou o nosso Agrupamento. A Sra. Diretora lamentou o problema e reconheceu que à altura ainda estavam por colocar dois docentes. Acrescentou que, após contatos com a DGEstE, a situação já se encontrava em vias de resolução e que, de acordo com orientações da tutela, os alunos que foram afetados iriam ser compensados pelos tempos letivos perdidos.

·         - Falta de Pessoal Não Docente. Um problema reconhecido pela Sra. Diretora, que  informou a APEAVES da troca quase diária de comunicações entre a Direção do Agrupamento e a DGEstE para sensibilizar esta Entidade para a necessidade de se resolver este problema,a bem dos alunos. A solução autorizada pela tutela para ir colmatando estas carências, tem passado pela admissão de pessoal no âmbito dos Contratos de Emprego e Inserção (CEI) – uma medida que a Sra. Diretora reconheceu não ser a que preconiza por diversos motivos - desde o risco das pessoas enviadas pelo Centro de Emprego não se enquadrarem no perfil adequado às funções a executar, até à limitação do tempo de serviço a um ano, que impede um trabalho de continuidade junto das crianças. Ficou a este respeito acordado que a APEAVES e a Direção do Agrupamento iriam desenvolver esforços para exigir junto das entidades competentes a resolução deste problema no mais curto espaço de tempo.

·         - Articulação e ntre Pessoal Não Docente da Autarquia e do Agrupamento. A Sra. Diretora informou a APEAVES sobre algumas dificuldades de articulação entre o Pessoal Não Docente colocado pela Autarquia e pelo Agrupamento, em estabelecimentos onde o Pré-Escolar e o 1º Ciclo coexistem. Acrescentou que esta situação tem colocado alguns constrangimentos à Coordenação do Estabelecimento, com claro prejuízo para as nossas crianças. A APEAVES manifestou a sua preocupação com esta matéria e disponibilizou-se para levar este assunto à reunião que já estava agendada com a Autarquia. 

·         - Festa de Natal para todos os alunos do Agrupamento. A APEAVES reforçou uma proposta, que recentemente enviou à Direção do Agrupamento para ser levada a Conselho Pedagógico, no sentido de existir uma única Festa de Natal única para todo o Agrupamento. A Sra. Diretora acolheu bem a idéia e informou que levou a proposta a Conselho Pedagógico, sendo que este também acolheu muito bem a idéia, mas entendeu que haveria pouco tempo para organizar toda a logística da festa e que por isso a proposta seria considerada para o próximo Ano Letivo.

A APEAVES faz um balanço muito positivo da reunião, salientando a abertura da Direção do Agrupamento para expor as lacunas existentes sem qualquer constangimento e, acima de tudo, a disponibilidade para articular com a APEAVES formas conjunts de atuação para ajudar a ultrapassá-las.

Acreditamos que só desta forma poderemos defender um Serviço Público de Educação de qualidade, no melhor interesse dos nossos filhos e educandos.

—————

Voltar