OS PAIS AO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


A VERDADE SOBRE O PAPEL DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO NA ELEIÇÃO DO DIRETOR DO AGRUPAMENTO

28-10-2013 02:12

Em 24 de Abril de 2013, em reunião de plenário convocada e conduzida de acordo com o disposto na Legislação, o Conselho Geral decidiu-se pela não recondução da anterior Diretora do nosso Agrupamento. A decisão tomada refletiu a vontade patente no sentido de voto de cada uma das entidades representadas.

Não tendo sido uma decisão unânime no seio dos próprios Conselheiros, e sendo o Conselho Geral um reflexo da Comunidade onde o Agrupamento se insere, seriam de esperar reações diferentes a esta mesma decisão.

Em 22/07/2013, a APEAVES fez publicar no seu site informação relativa aos resultados do Procedimento Concursal para o Cargo de Diretor (https://apeavessobral.webnode.pt/news/resultados-do-procedimento-concursal-para-o-cargo-de-diretor/).

Desde então, têm chegado a esta Associação ecos de algumas informações que têm vindo a ser circular junto da comunidade local e que hoje, no pleno usufruto do direito de resposta que qualquer pessoa tem perante acusações que lhe são feitas de forma direta ou indireta, entendemos por bem vir a público esclarecer qual o verdadeiro papel dos Pais e Encarregados de Educação no Conselho Geral e no Procedimento Concursal para o Cargo de Diretor.

Em primeiro lugar convém ter em mente que a eleição do Diretor de qualquer Agrupamento de Escolas é feita pelo Conselho Geral, conforme disposto no Artº 25º DL75/2008 com as alterações introduzidas pelo DL137/2012. Por outro lado, no Conselho Geral estão representados, além dos Pais e Encarregados de Educação, o Pessoal Docente, o Pessoal não Docente, os Alunos, a Autarquia e membros cooptados em representação de entidades locais. Portanto todos tomam parte nas decisões que são tomadas.

Acresce a tudo isto que o Conselho Geral do nosso Agrupamento contempla apenas dois Pais e Encarregados de Educação, num universo de quinze membros. Aliás, por esta composição já demonstrámos fundamentadamente em sede própria a nossa discordância.

Portanto, quem difundir junto da Comunidade Local informações que atribuam à APEAVES ou aos Pais e Encarregados de Educação no Conselho Geral, um papel decisivo ou alguma outra atitude tendente a condicionar o resultado do Procedimento Concursal para o Cargo de Diretor do nosso Agrupamento, não só estará a proferir uma vil mentira, como demonstrará não ter qualquer respeito pelos restantes Conselheiros, pela sua inteligência e pela sua capacidade de decidir em consciência o seu sentido de voto. Além disso, sendo o Diretor eleito por um processo democrático, quem originou tais afirmações demonstra não ter qualquer respeito pela Democracia e pelos Princípios Democráticos mais basilares.

Apelamos, por isso, a todos os Alunos, Pais e Encarregados de Educação, Docentes e Não Docentes do nosso Agrupamento (independentemente da opinião que nutram em relação ao resultado da votação feita em sede de Conselho Geral) para que apoiem a Sra. Diretora e a sua equipa na gestão do nosso Agrupamento, a bem dos nossos filhos e educandos. Este apelo é também extensivo à Autarquia (que também partilha de algumas responsabilidades na Gestão da Educação no nosso Agrupamento e) que irá certamente dar continuidade ao apoio que tem vindo a prestar ao Agrupamento e à sua Direção. 

Um Bem Hajam

—————

Voltar