OS PAIS AO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


INFORMAÇÃO DA APEAVES A TODOS OS PAIS E ENCARRAGADOS DE EDUCAÇÃO

26-11-2012 00:01

No dia 19 de Outubro de 2012 a APEAVES reuniu a Assembléia Geral, de acordo com convocatória divulgada no seu site no dia 06/10/2012 e com informação enviada para os Encarregados de Educação através dos seus filhos e educandos.

Em sede de Assembléia-Geral um conjunto de Pais e Encarregados de Educação presentes revelaram alguma discordância e preocupação quanto à organização e ao funcionamento do Serviço Público de Educação Centro Escolar de Sapataria (CES). Foi, por isso, proposta à Direção da APEAVES a marcação de uma reunião conjunta com a Coordenadora deste Estabelecimento de Ensino.

A APEAVES remeteu o pedido de reunião à Sra. Coordenadora do CES em 22/10/2012 e, em 05/11/2012, recebeu a resposta da Diretora do Agrupamento a dar conta da marcação da reunião na escola-sede no dia 21/11/2012 pelas 18h30m. A este respeito lamentamos o fato da reunião ser marcada para cerca de um mês depois do envio da primeira  carta registada, que seguiu para o CES. 

Informamos que, a pedido dos mesmos Pais que de imediato manifestaram a sua discordância  pelo fato da reunião ser efetuada em Sobral de Monte Agraço, ainda solicitámos posteriormente, via carta registada à Direção do Agrupamento, que a mesma se realizasse no CES mas sem efeito uma vez que, conforme nos foi explicado e por uma questão de dependência hierárquica da Sra. Coordenadora do CES, a Direção do Agrupamento, fez questão que esta reunião se realizasse na Escola Sede em Sobral de Monte Agraço.

No dia e hora marcados pela Direção do Agrupamento, A APEAVES e os Pais e Encarregados de Educação foram recebidos pela Sra. Diretora do Agrupamento de Escolas, pela Sra. Coordenadora do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Agrupamento e pela Sra. Coordenadora do CES.

Aos Pais que não estiveram presentes nesta reunião, por a mesma ter tido lugar na Escola Sede do Agrupamento e não no CES, informamos que todos os assuntos expostos tiveram o melhor acolhimento por parte da Coordenadora do CES.

Informamos também que, por uma questão de coerência e responsabilidade para com os assuntos expostos pelos Pais em sede de Assembleia Geral, a APEAVES esteve presente no refeitório escolar do CES, no período de almoço do dia 16 de Novembro de 2012, acompanhada por um membro do Gabinete da Educação da Autarquia, para aferir do acompanhamento e dos procedimentos no interior do refeitório escolar.

No decurso dessa visita, a APEAVES não detetou qualquer anomalia no funcionamento do refeitório, pelo que tudo indica que os receios e os problemas levantados pelos Pais e Encarregados de Educação estarão a ser ultrapassados com a ajuda de todos.

A APEAVES deseja sinceramente que o que foi constatado naquele dia possa ser a regra ao longo do ano, tendo em conta que nas salas de Pré-Escolar se encontram muitas crianças que precisam de acompanhamento e ajuda para tomar as suas refeições. Mas para isso é necessário que os meios humanos disponibilizados continuem a exercer as suas funções de acordo com o que nos foi apresentado no dia 16/11/2012.

Por dever ser este um assunto do interesse dos Pais, mesmo daqueles que não estiveram presente na Assembleia Geral da APEAVES, pelos mais diversos motivos, todos os assuntos tratados na mesma se encontram devidamente documentados.

Por último, deixamos uma mensagem para a melhor reflexão dos nossos Pais/Encarregados de Educação:

Sabe quais as políticas educativas que estão a ser implementadas e o seu impacto no futuro dos nossos filhos/educandos?

Já refletiu na importância de uma Escola Publica gratuita, inclusiva e integrada, em que os nossos filhos/educandos acreditem que a autoestima, a capacidade de aprender, de realizar e conseguir bons resultados, tem que contar cada vez mais com a nossa participação, para que esses objetivos sejam atingidos?

Sem o nosso envolvimento e a nossa participação na vida escolar dos nossos filhos e educandos, o futuro deles, se não estiver hipotecado, estará sériamente comprometido.

Não deixemos a educação/formação dos nossos filhos dependentes de outros. a escola faz parte do quotidiano familiar PORQUE é um prolongamento do lar. QUANDO NOS DEMITIMOS DAS NOSSAS RESPONSABILIDADES E DELEGAMOS NOUTROS os nossos deveres, ESTAMOS A RENUNCIAR AO NOSSO DIREITO DE INTERVIR devemos pois trabalhar em conjunto,  opinar, sugerir, criticar, reivindicar mas faze-lo sempre cientes dos nossos deveres, das nossas responsabilidades como pais/educadores, como cidadãos formando outros cidadãos para a vida.

 

 

 

A DIREÇÃO DA APEAVES

—————

Voltar