OS PAIS AO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS REJEITA AJUDA DA APEAVES NA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE DESGASTE RÁPIDO PARA SALAS DE PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO

02-02-2012 20:44

Ninguém duvida que os pais e encarregados de educação deste agrupamento de escolas são, na sua esmagadora maioria, pessoas  preocupadas com o bem-estar dos seus filhos e educandos.

É por isso que tudo fazem para que nada lhes falte , inclusivamente no que diz respeito à sua vida escolar.

Assim, não é de admirar que, de há uns anos a esta parte, os pais e encarregados de educação, de boa fé, têm ajudado este agrupamento de escolas com a aquisição de materiais de desgaste rápido – designadamente nas salas de pré-escolar e primeiro ciclo.

A APEAVES sabe desta prática, os pais sabem e a APEAVES acredita que hajam mais pessoas a saber desta prática. Referimo-nos ao pessoal não docente e a muitos professores (uns que ainda estão neste agrupamento e outros que por aqui passaram).

Foi com isso em mente que a APEAVES, durante a quadra natalícia que passou, promoveu uma iniciativa intitulada “Cabazes de Natal”, na qual se procedeu a uma venda de rifas para o sorteio de 6 cabazes contendo produtos alimentares.

A verba que foi apurada está disponível para ser gerida pela APEAVES e pelos Representantes de Turma, para a aquisição de material de desgaste rápido, aliviando assim a carga dos pais e encarregados de educação que ao longo dos anos têm vindo a contribuir para as actividades lectivas dos seus filhos.

A APEAVES deixou os cabazes nas escolas do agrupamento, nas datas que estavam estipuladas no regulamento do concurso.

Quando deixou o cabaz no Centro Escolar de Sapataria, abordou a sua coordenadora, Pª. Paula Grade, na tentativa de ceder a este estabelecimento algum material de desgaste rápido (tesouras e marcadores para quadro branco) que trazia consigo.

A coordenadora deste estabelecimento de ensino, com a gentileza que lhe é reconhecida, recusou de imediato esta doação da APEAVES.

A APEAVES também teve acesso a uma acta da reunião extraordinária do conselho geral de 24/11/2011, onde se tratou desta questão. Duas notas em relação a esta reunião:

  1. Os pais não puderam estar presentes por motivos profissionais. logo, e de acordo com o DL75/2008 ARTº17, esta reunião não poderia ter decorrido, pelo que foi uma reunião ilegal. Hoje a Sra. Presidente do Conselho Geral voltou a cometer outra ilegalidade ao reunir novamente o conselho geral sem a presença do representante dos pais e encarregados de educação. Uma pessoa com este grau de responsabilidade não se pode dar ao luxo de violar a lei “quando muito bem quer e lhe apetece”! A este respeito apenas podemos afirmar que a prepotência tem limites!
  2. Esta reunião tinha como ponto único da Ordem de Trabalhos a Apreciação da Queixa que a APEAVES tinha feito junto da Comissão de Acesso A Documentos Administrativos (C.A.D.A.). No mínimo, não nos parece ético tratar de uma questão que envolve a APEAVES nas costas desta Associação. A este respeito poderá ter sido vilado o disposto no Artº 5º do DL 75/2008, no que diz respeito à boa-fé e aos Princípios Gerais da Ética que devem nortear o comportamento dos titulares dos orgãos de gestão do Agrupamento de Escolas.

 

Mas o que mais espantou a APEAVES foi que, quer o Agrupamento, quer a Divisão de Educação da Autarquia, desconheciam que os Pais adquiriam materiais que doavam às sala de Pré-Escolar e de 1º Ciclo.

Para a APEAVES este parece ser daqueles problemas que todos conhecem, mas só dão pela sua existência quando eles são denunciados!  

E mais insólito isto se torna quando, no dia 30/11/2011, durante a reunião de Conselho Geral onde a Autarquia e o Agrupamento de Escolas informaram a APEAVES que o Agrupamento tinha verbas suficientes para adquirir todos os materiais necessários sem necessidade de recorrer aos Pais e Encarregados de Educação, o Professor Francisco Dias afirmou (pelo menos assim consta da acta que nos foi enviada) “que por vezes, na sua disciplina pede aos alunos para trazerem algum material, não porque a escola não tivesse atendido aos pedidos que tem feito”. Sem comentários…!

Entretanto chegou ao conhecimento da APEAVES a existência de uma reunião promovida pela Sra. Directora, para a qual foram convocados, pelo menos os Educadores de Pré-Escolar, e na qual a Sra. Directora os terá proibido de aceitar ofertas dos Pais e Encarregados de Educação e da Associação de Pais.

Não podemos aferir da veracidade da existência desta reunião, mas a ter ocorrido neste moldes, estamos perante uma situação extremamente grave e vergonhosa, pois deixa transparecer a existência de coacção da Sra. Directora do Agrupamento sobre alguns dos seus pares.  

Se isto foi verdade, a APEAVES informa os Srs. Educadores de Pré-Escolar e os Professores de 1º Ciclo que tem uma verba pronta a ser utilizada pelas salas de pré-escolar e 1º Ciclo e apela e apela a estes profissionais que, NO SUPERIOR INTERESSE DOS NOSSOS FILHOS E EDUCANDOS, não acatem esta indicação da Sra. Directora e que, sempre que precisarem de algum material que não tenham no momento ou que prevejam que não venham a ter em tempo útil para as suas actividades, entrem em contacto com a APEAVES, sendo que esta Associação saberá preservar o necessário sigilo para não comprometer a carreira destes profissionais.

 

POR UMA ESCOLA EFECTIVAMENTE DEMOCRATIZADA E PARTICIPADA POR TODOS!

—————

Voltar